VISLUMBRES


View My Stats

terça-feira, 15 de abril de 2014

RELEMBRO



(Soneto em decassílabo heróico)

Relembro um rio que em gesto resoluto
Cresce em caudal e soma em quantidade
A mesma urgência com que agora eu luto
E me dá força enquanto houver vontade;

Porque um poder perverso e dissoluto
Se nos impõe, esmagando a dignidade,
Sejamos fio de outro qualquer soluto
Que, em nos enchendo, engendre outra vontade!

Relembro o sangue em veias indomadas
E esta emergência em nós, sempre crescente,
Que nos transforma as mãos mais desarmadas

Em espada erguida sobre o prepotente
Que ensombra as águas vivas, libertadas,
Duma outra força antiga e sempre urgente!


Maria João Brito de Sousa – 15.04.2014 – 10.39h

Ao povo que, em Abril de 1974, desobedeceu a uma ordem directa e, invadindo as ruas, transformou um golpe militar numa verdadeira revolução!

A todos nós!

(Não me foi possível carregar a imagem)

14 comentários:

Mar Arável disse...

Em Abril
os cravos vermelhos
voam
nas asas das papoilas

Bjs

Maria João Brito de Sousa disse...

:) Obrigada, Mar Arável!

Vou aí!

Lídia Borges disse...


Obrigada por tão belo louvor!

A(s) imagem(s) é/são-nos sugerida(s) com nitidez pelo poema.


Um beijo

Maria João Brito de Sousa disse...

Um grato beijo, Lídia!

heretico disse...

"E Abril seja límpido/E claro/E a justiça viceje no rosto do meu Povo./E na boca dos famintos..."

empolgante e belo. teu poema.

beijo

Maria João Brito de Sousa disse...

Que assim seja, Heretico!

Abraço!

Maria Emilia Moreira disse...

Um belo momento que passei aqui! Relembrar e cantar Abril sempre!
Correr com estes politiqueiros é urgente!
Parabéns pelo soneto, Maria João.

Nilson Barcelli disse...

Ler estes teus sonetos é ficar embasbacado com tanto talento.
Pois é, arrasaste de novo. Excelente...!!!
Maria João, minha querida amiga, tem uma boa Páscoa.
Beijo.

Maria João Brito de Sousa disse...

Obrigada, Maria Emília! Sim, é urgente!

O meu abraço!

Maria João Brito de Sousa disse...

Obrigada, Nilson!

Estou um pouco atrapalhada porque, de repente, perdi a a possibilidade de publicar aqui e vi-me na necessidade de criar um novo perfil Google+ para conseguir responder aos vossos comentários. Nem sequer sei como poderei voltar a publicar por cá...

O Puma disse...

Em MAIO
recriar os cravos

Maria João Brito de Sousa disse...

Que assim seja, Puma! Lembrá-los e não deixar que outros lhes deturpem o significado!

Entretanto, este blog terá de ficar por aqui... há uns dias, alguém entrou na minha conta - alguém perto de Viseu, segundo o alerta do Google - e fiquei sem acesso ao blogger. Fui obrigada a criar um novo perfil Google +, mas continuo sem acesso que não seja esta possibilidade de responder aos vossos comentários, como outro utilizador qualquer.

Abraço!

Uouo Uo disse...



thank you

سعودي اوتو

António Jesus Batalha disse...

Passando pela net encontrei o seu blog, estive a folhear achei-o muito bom, feito com muito bom gosto.
Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
Que haja paz e saúde no seu lar.
Com votos de saúde e de grandes vitórias.
Sou António Batalha.
http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/